Acarajé com Arte, Araraquara, 23 de fevereiro de 2019.
MARACUTAYA – Baile de Pré-Carnaval 2019
Mais uma instalação sonora do coletivo Tocaya, desta vez em clima de pré-Carnaval, só que sem marchinha, fugindo do óbvio e cultivando o diferente e o alternativo. Sons eletrônicos, música do Brasil e do Mundo ecoando na noite do sábado que antecedeu o Carnaval 2019.
De volta ao Acarajé com Arte, demos seguimento ao nosso projeto de ocupação de espaços com som, arte e movimento. Como sempre, mantemos nossa proposta de criar um espaço de diálogo e interação, tendo a música como motivo de fruição, troca e reflexão.
SOM
🌹 Lucaneli
🌹 Roze
🌹 Micheletti
Expositores.
Decoração.
Cerveja gelada.
E culinária.
Num espaço amplo e animado pelo sistema de som da Tocaya.
🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻
Texto de Sofia Nestrovski:
“Maracutaia poderia ser o nome de alguma fruta, mas não é — maracujá é fruta. Poderia ser o nome de uma ave, mas não é — maritaca é ave. Poderia ser o nome de uma dança — maracatu — poderia ser um estádio de futebol — Maracanã — poderia ser um chocalho — maraca — poderia ser a Maracangalha de Dorival Caymmi.”
“Maracutaia soa como muitas coisas boas, sem ser uma ela mesma. Segundo o dicionário, ela é uma ‘ação ilegal, geralmente resultante de conluio em área política ou administrativa’. Dois sinônimos para ela são ‘fraude’ e ‘falcatrua’. Mas ela soa como algo bom; e é possível que sua origem tenha a ver com isso: o filólogo Geraldo Lapenda escreveu que, após perseguir as pistas que ligariam a palavra a uma origem em tupi, e não encontrar nenhum resultado seguro, acabou decidindo que o mais provável é sua formação ter sido ‘espontânea’. A maracutaia, segundo ele, foi criada por brasileiros que gostaram do jeito que essa combinação de sons encaixava na língua.”
“É espontânea, mas tem algum sentido: o ‘aia’ do final, deturpação de ‘alha’, nos remete intuitivamente a coisas pejorativas, ‘gentalha’, ‘canalha’, ‘gandaia’. Cada língua tem um estoque de barulhinhos que se tornam expressivos na mente do falante. […]”
” […] seus sons nos fazem intuir certas coisas, são expressivos para nós. Como ‘maracutaia’, que é pejorativo, mas que, fora de contexto, soa um pouco como uma coisa simpática. É cometer uma ‘ação ilegal’, uma ‘fraude’, uma ‘falcatrua’, mas com um pouco menos de seriedade. Tem até um certo gingado.”
[texto publicado em Nexo Jornal, em 02 de dezembro de 2018]
🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻
Serviço
MARACUTAYA
Data: 23 de fevereiro de 2019
Horário: 19h – 00h
Local: Acarajé com Arte, Araraquara