Sobre (2017-2022)

Uma iniciativa de Jônatas Micheletti e Natália Rozendo, o Coletivo Tocaya nasceu como um pequeno núcleo de artistas e ativistas dispostos a realizar festas e eventos na cidade de Araraquara (SP), operando inicialmente em espaços públicos, com a proposta de espalhar arte, música e movimento.


Atuante desde 2017, o Coletivo já realizou dezenas de festas tanto em lugares abertos como fechados, tendo estabelecido nesse período importantes parcerias com empreendimentos e instituições locais como Associação de Amigos da Praça das Bandeiras, Bar do Zinho, Prefeitura de Araraquara e Fundart, Território da Arte de Araraquara, Festival Internacional de Dança de Araraquara, Tr4v4d4, Núcleo AUMA, Acarajé com Arte, Bloco 3 é Amor, Bar do Deck e Espaço Arte Multicultural. Entre outros pontos da cidade, o Coletivo marcou presença em propriedades públicas e privadas como Praça das Bandeiras, Acarajé com Arte, Chácara AUMA, Teatro Wallace (Quadra da Casa de Cultura), Praça Scalamandré Sobrinho, Black House, Bar do Deck, Parque Infantil, Fonte Luminosa (Praça do DAAE), Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, Fundação Casa de Araraquara, além de ter participado do projeto “Feira nos Territórios” da Prefeitura de Araraquara, levando música a regiões não centrais da cidade.

 
Com a meta de aquecer a cena local, trazendo destaque para a cultura DJ, foram realizadas festas com a participação de artistas da região e, eventualmente, de ilustres convidados de fora. Como DJs convidades, passaram pelas pistas da Tocaya: Tahira, Benjamin Ferreira, ZaziLove, Racha Coco,TravaSystem, Afroraizz Hi-Fi, Wisley Luiz, Pietro Pierre, DJ SAM, Lucas Caixa Preta, Lucaneli, Thalita Dolores, Fortunato, Xad, Xiri, Demetrius, Fred, Lorran Martins e Perdido. Essas festas também acolheram performances de Catarine Janice, Isabella Rudge, Juliana Adorna, Mateus OF, Vita Pereira, Casixtranha, Bonde das Batukera e Higor Richard. Nesse cenário, viu-se também o surgimento de dois fotógrafos, colaboradores de primeira mão do Coletivo Tocaya: Eric Fonseca e Lívia Terra, que se valeram desses eventos como laboratório para o desenvolvimento de suas habilidades fotográficas.


Fonte de aprendizado e entretenimento, esses eventos foram também plataforma para que seus idealizadores se afirmassem como DJs. À medida que as festas do coletivo se firmavam na agenda cultural da cidade, floresceram também as personas artísticas de Jônatas Micheletti e Natália Rozendo, que hoje se apresentam, respectivamente, como Micheletti e Roze, DJs residentes do coletivo, anfitriões de festas e transmissões.


Com a crise deflagrada pela pandemia do novo coronavírus e a consequente paralisação do setor de festas e eventos, a partir de março de 2020 o Coletivo cria o canal TocayaTV, para transmitir “eventos virtuais” no YouTube, e posteriormente também na Twitch, mantendo assim uma ponte de contato e interação com o público que frequenta suas festas, além de ser um meio para que o som da Tocaya chegue a novas pessoas.